Declarar é anunciar um ataque ou selecionar uma propriedade como parte de um custo ou efeito de card.

Declaração de ataque

Um duelista declara um ataque ao escolher um monstro do oponente ou anunciando que o monstro vai realizar um ataque direto. Isso só pode ser realizado durante um estado de duelo aberto durante a Fase de Batalha, e isso inicia automaticamente a Etapa de Batalha.

Se ocorrer uma repetição, escolher um monstro durante a repetição não é considerado declarar um ataque. Mesmo se o ataque do monstro for negado ou cancelado devido a uma repetição, ainda é considerado ter declarado um ataque.

Declaração de propriedade

Alguns custos e efeitos de card exigem que o duelista declare uma propriedade de card ou o resultado de um lançamento de dado. Propriedades que são declaradas para os custos e/ou efeitos de card incluem nome do card, tipo de card, Tipo, Atributo, Nível e tipo de monstro do Deck Adicional.

Se um duelista é obrigado a declarar o nome de um card, em vez de declarar o nome completo, uma descrição precisa de uma estatística do card, aparência, e/ou efeitos é considerado aceitável, desde que ambos os duelistas estão em claro acordo sobre qual card está sendo descrito. Da mesma forma, para cards diferentes com nomes homofônicos, como "Rai-Mei" e "Raimei", o duelista deve deixar claro qual o card que eles estão se referindo quando declarar o nome do card.

Quando declarar um nome de card, apenas os nomes de cards existentes nesse jogo (o TCG ou OCG) podem ser declarados; cards que não podem ser usados em um Duelo oficial (ou seja, cards com Texto de Limitação e cards não jogáveis) não podem ser declarados. Um duelista não pode declarar o nome de uma Ficha de Monstro ou um card que seu nome é sempre considerado como um nome diferente, em vez de seu próprio nome (de modo que "Cyber Harpie Lady" não pode ser declarado, mas "Neo-Spacian Twinkle Moss" ou "Proto-Cyber Dragon" podem ser). Um duelista pode declarar o nome de um card Proibido.

Da mesma forma, quando declarar um Tipo ou Atributo, apenas Tipos/Atributos que existem nesse jogo (o TCG ou OCG) podem ser declarados.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.